Blog

14 Junho, 2021 by Sem categoria

História da Lamborghini

Hoje em dia, a Lamborghini é considerada uma das marcas mais cativantes na indústria automóvel e a marca de carros que todos os meninos de 9 anos e futebolistas bem-sucedidos desejam ter. Lamborghinis representam um festival de barulho, cor e velocidade e, apesar de fazerem alguns dos melhores supercarros nos tempos atuais e apesar de ser uma empresa próspera como propriedade da Audi, o orgulhoso touro de hoje teve alturas em que era apenas um javali a tentar sobreviver para não ser caçado por problemas financeiros e má gestão.

A Lamborghini, curiosamente, começou como um fabricante de tratores (Lamborghini Trattori) em 1948 por um senhor chamado Ferruccio Lamborghini que possuía um fascínio por mecânica e maquinaria agrícola. A marca acabaria por se tornar importante no ramo agrícola por causa do boom da economia italiana depois da segunda guerra mundial.

Lamborghini Lamborghinetta (1959)

A divisão automóvel só seria fundada em 1963 depois de Ferruccio Lamborghini (que possuía uma grande coleção de carros) comprar três versões diferentes do Ferrari 250 GT e achar que os carros eram demasiado barulhentos e de fraca qualidade, para alem de achar que o serviço de apoio ao cliente deixava bastante a desejar. Ferruccio acabaria por informar Enzo Ferrari das suas desavenças com os seus Ferraris, mas isto sendo dois italianos orgulhosos a tentar resolver um problema, as coisas continuaram como estavam.

Ferrari 250 GT 2+2 (1962)

O primeiro carro produzido pela Lamborghini seria o 350GT entre 1964 e 1996, para saciar o apetite que Ferruccio tinha de “bons” carros de grande turismo. Mas o primeiro carro que elevou significativamente o estatuto da Lamborghini seria o Miura, que revolucionou o supercarro e foi o pioneiro do supercarro moderno: motor central e uma carroçaria baixa perto do chão. O Miura seria produzido entre 1967 e 1973 por um pequeno grupo de engenheiros que tinham uma grande paixão por corridas e para o qual o Miura se ajustava perfeitamente, mas Ferruccio não queria participar no desporto motorizado pois ele via a atividade como “cara”. O nome Miura vem do tipo de touro com o mesmo nome e acabaria por ditar uma tradição entre Lamborghinis e touros, pois todos os carros tirando o Countach dos anos 80, têm nomes de touros espanhóis. Ferruccio era um grande fã de touros (tendo também o signo touro) e acabaria por escolher este animal como símbolo da marca.

Lamborghini Miura (1968)

O passo a seguir foi contruir mais carros de grande turismo, com o Lamborghini Islero, Espada, Jarama e Urraco; e o substituto do Miura, o Countach, tudo com motores V12, pois outro tipo de motor seria obviamente inapropriado. Infelizmente, tirando o Islero, foram todos produzidos numa época afetada pela crise económica dos anos 70 fazendo com que as vendas fossem escassas e obrigou Ferruccio Lamborghini a vender a sua empresa e a retirar-se em 1974.

Lamborhini Espada (1969) – o mais bem-sucedido dos gts

A Lamborghini acabaria por falir em 1978 e ficaria inativa até 1981 quando os irmãos Jean-Claude e Patrick Mimran (empresário e artista respetivamente) começaram a investir na marca. Inicialmente produziram o Jalpa e o algo cómico LM002 que foi na verdade o primeiro SUV da marca (e não o Urus), que utilizava o mesmo motor do Countach mas agora com um consumo ainda pior.

Lamborghini LM002 (1988)

Depois destes dois carros a Lamborghini deixou de produzir veículos de grande turismo e começou a apostar mais em carros de motor central continuando a produção de uma versão redesenhada do Countach.

Lamborghini Countach (1988)

Em 1987, a Chrysler comprou a Lamborghini aos irmãos Mimran, e trouxe-nos o capitulo seguinte da especialidade da marca italiana – os carros de motor central – com o Diablo. A Lamborghini também esteve na Fórmula 1 como fornecedor de motores, mas apesar de fornecer motores a sete equipas diferentes, só alcançaram um pódio em 80 corridas entre 1989 e 1993.

Isto significa que apesar do motor Lamborghini ser bom (de acordo com um certo Ayrton Senna), o motor só foi utilizado por equipas que possuíam chassis de péssima qualidade, como carros de Fórmula 1, e não teve uma verdadeira hipótese de brilhar.

Minardi M191B – com motor Lamborghini (1992)

Com a aventura da Lamborghini na Fórmula 1, a marca finalmente começou-se a virar mais para o desporto motorizado com uma presença predominante em GTs e que viria a ser a sua especialidade até hoje.

Entretanto, com o virar do milénio começou a soar a campainha do “está na altura de substituirmos o nosso carro”, com o Diablo a dar lugar ao Murciélago, que foi o primeiro Lamborghini da era atual sob domínio da Audi e que marcou o começo de uma era em que os carros por acaso funcionavam bem.

Lamborghini Murcielago (2004)

Até este ponto todos os carros de motor central da Lamborghini tinham uma condução difícil. O Miura era quase impossível de virar se tivesse com pouco combustível pois tinha o deposito em cima do eixo da frente, o Countach era extremamente difícil de conduzir por ser grande e pesado e o Diablo era extremamente desconfortável. Com o Murcielago, a Lamborghini mostrou que estava no caminho certo em relação à qualidade e usabilidade dos seus carros que até agora eram carros que para alem de gritarem muito, também avariavam muito.

Neste período também foi apresentado o “Lamborghini bébé”, sob a forma do Gallardo, que foi o primeiro carro da marca italiana a ter um V10 e com um aspeto ligeiramente mais conservador, mas não impediu que o carro fosse um sucesso entre os meninos de 9 anos e futebolistas previamente mencionados.

Lamborghini Gallardo (2003)

E com isto chegamos à Lamborghini atual, onde o Murcielago daria lugar ao Aventador em 2011 e o Gallardo a dar lugar ao Huracan em 2014 (com o Urus a estrear-se em 2018). No entanto, para alem das edições especiais dos carros atuais como o Aventador SVJ ou o Huracan Performante, a sua especialidade tornaria-se os carros de produção limitada e de preços milionários, e carroçarias que fazem lembrar um carro de fim de semana do Batman que ele usaria para ir às compras de vez em quando. Um desses batmobiles é o Veneno, com uma produção limitada a 14 unidades e um preço de (apenas) 4 milhões de dólares.

Lamborghini Veneno (2013)

Com esta breve história, consegue-se constatar que Lamborghini atual é bastante diferente do que aquela que era inicialmente, hoje focada em estilo e performance em vez de carros de grande turismo cheios de classe e que eram conduzidos por italianos com os seus cachimbos na mão. Para uma marca que estava morta no fim dos anos 70, a Lamborghini sofreu uma grande reviravolta, principalmente com o apoio da Audi que cimentou a marca de Ferruccio Lamborghini como um dos mais conceituados fabricantes de supercarros.

Modelos relevantes:

Lamborghini 350GT (1965)

Lamborghini Jarama (1971)

Lamborghini Jalpa (1985)

Lamborghini Diablo (1995)

Lamborghini Aventador (2011)

Lamborghini Huracan (2011)

Lamborghini Centenario (2016) – um dos carros de produção limitada

Lamborghini Urus (2019)

Lamborghini Aventador SVJ (2019)

Lamborghini Huracan Performante (2019)

We are building for tomorrow because tomorrow is the future and we want to make a contribution to the wonderful digital age that is awaiting us.